sexta-feira, 24 de abril de 2015

Primavera Beirã: recordações de uma infância feliz

Como o prometido é devido, aqui ficam as receitas do prato vencedor do concurso "O Melhor Blog de Culinária de Portugal 2015", apresentado dia 18 de abril de 2015, no âmbito do evento Peixe em Lisboa.

Como já tinha referido aqui, os três blogs finalistas foram desafiados a recriar um prato tradicional português com o tema "Regresso às origens".

O prato apresentado a concurso pelo Camomila Limão foi, mais que uma sobremesa, uma história de vida: as minhas minhas memórias infantis na Beira Alta.

Como tal, decidi que o mesmo seria composto por 3 elementos que simbolizam a (minha) família:

1. Shot de arroz doce da Beira Alta com casca de laranja moscatel caramelizada: partindo da receita do melhor arroz doce do mundo, o arroz doce da minha avó (podem ver a receita aqui), dei-lhe um toque contemporâneo. Para tal, apresentei apenas um shot de arroz doce e, para finalizar, um toque de canela e uma casca de laranja moscatel caramelizada;

2. Delícia de queijo fresco com limão, lavanda e mel de rosmaninho em cama de cacau: em homenagem a uma das minhas memórias de criança mais presentes: comer queijo fresco com mel biológico! E assim surgiu uma delícia aromatizada com limão, lavanda e mel de rosmaninho da minha serra (Serra da Malcata) com uma base de cacau. 

3. Compota de morango, framboesa e laranja moscatel aromatizada com menta: quem se lembra de apanhar morangos na horta e frutos silvestres no campo? E quem se lembra de, instantaneamente, devorar todos os frutos colhidos? Alguém se lembra de devorar a compota que a mãe tinha acabado de fazer sem pão? Foi com base nesta memória que recriei a compota de morango que havia lá por casa. Aproveitando as ótimas laranjas que a minha quinta tem - e também! a minha hortelã em força - apresentei uma compota diferente mas, segundo o júri, maravilhosa.

Espero que gostem tanto destas receitas quanto eu e que façam as vossas delícias!

Shot de arroz doce da Beira Alta com Casca de Laranja Moscatel Caramelizada

A receita do Arroz doce da avó Suzete aqui.

Distribuir o arroz doce em vários copos de shot.

Antes de servir, polvilhar com canela em pó e decorar com uma casca de laranja moscatel caramelizada.

 Casca de Laranja Moscatel Caramelizada

Ingredientes
3 laranjas moscatel biológicas
1 litro de água + 120 ml de água
180 g de açúcar

Com ajuda de um descascador, retirar a casca da laranja (o mais fino que conseguirem).

Colocar as cascas de laranja num tacho, adicionar a água e levar a lume alto até ferver.

Deixar cozinhar, em lume brando, durante 10 minutos.

Retirar a água e colocar as cascas da laranja, novamente ao lume, com 120 ml de água e com o açúcar.

Deixar cozinhar em lume brando 30 minutos ou até as cascas estarem translúcidas.

Colocar as cascas de laranja em cima de um grelha e deixar arrefecer.

Aproveitar as pequenas partículas de caramelo que são sobejar para decorar, mais tarde, qualquer sobremesa e fazer um vistão!

Delícia de Queijo Fresco com Limão, Lavanda e Mel de Rosmaninho 

Ingredientes
1 pacote de bolachas de cacau
4 folhas de gelatina incolor
água fria q.b.
50 ml de água quente
2 colheres de sopa de flor de lavanda seca
200 ml de natas light bem frias


2 colheres de mel de rosmaninho biológico
120 g de queijo fresco
1 limão biológico

Colocar as bolachas num copo triturador e triturar até obter uma mistura granulada.

Distribuir o granulado de bolacha numa forma com o fundo amovível.

Numa taça com água fria, hidratar as folhas de gelatina.

Num tacho, colocar 50 ml de água quente, a lavada seca e levar ao lume até ferver.

Tapar com o testo e deixar em infusão 10 minutos.

Coar a infusão e dissolver as folhas de gelatina hidratadas.

Bater as natas bem frias, juntamente com o mel, até obter o ponto chantilly.

Numa taça, bater o queijo fresco, adicionar as folhas de gelatina dissolvidas e a raspa de limão. 

Envolver as natas batidas e distribuir o preparado pela base de bolacha.

Decorar com um fio de mel de rosmaninho.

Levar  ao frigorífico 6 horas.

Antes de servir, desenformar e decorar com flor de rosmaninho.

Compota de morango, framboesa e laranja moscatel perfumada com menta

Ingredientes
120 g de morangos (sem pé)
40 g de framboesas
1 laranja moscatel
1 ramo de hortelã
75 g de açúcar

Lavar bem os morangos, as framboesas, a laranja e a menta.

Retirar a casca da laranja com a parte branca (como contém pectina, servirá para a compota não ficar líquida).

Num tacho, colocar os morangos previamente partidos, as framboesas, o sumo da laranja, o ramo de menta e o açúcar e deixar repousar 5 minutos.

Levar ao lume até ferver e cozinhar em lume brando até obter o ponto estrada (cerca de 10 minutos).

Retirar a casca da laranja e o ramo de menta e colocar num frasco previamente esterilizado.

Montagem

Como vos contava, esta receita é muito mais que uma conjugação de ingredientes: é a minha história de infância: é a história de quem veste, na alma e no coração, a "camisola" beirã.

Os três elementos foram colocados sob a forma de um triângulo: uma forma de homenagear a minha família.

No vértice, a lembrança anciã do arroz doce da avó; em cada uma das pontas, a memória das tardes primaveris em que partilhava queijo fresco caseiro com o meu pai e a compota da mãe, feita com os morangos e frutos silvestres que colhia com o meu querido irmão.

Por fim, um pequeno apontamento de frutos secos (amêndoa e noz), com uma placa decorativa de caramelo: a representação da doçura e simplicidade na figura do meu avô que, seguramente, ficou a torcer, Lá em Cima, por mim...

A apresentação da receita contou com um ramo de flores campestres (flor de laranjeira, alecrim e flor de alecrim e rosmaninho), apanhadas nessa manhã na minha quinta, como forma de homenagem a todas as mulheres, em especial... a minha mãe e a minha avó.








4 comentários :

  1. Muito bonito, vê-se que foi tudo pensado e feito com muito amor e isso é tudo! Para mim o melhor arroz doce do mundo também é o da minha avó ;)
    As receitas parecem todas deliciosas, gostei principalmente da Delícia de Queijo Fresco. Muitos parabéns!
    Beijinho. Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Deliciosa Paparoca! A delícia de queijo fresco também é das minhas preferidas! Geralmente desaparece em segundos! Beijinhos,
      Joana Andrade Nunes

      Eliminar
  2. Olá Joana,

    De vez em quando passo por aqui para me inspirar, parabéns pelo blog e pelo prémio!
    Votos de muito sucesso (também) nesta área.

    Beijinhos,
    Rita Lourenço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Rita, Muito obrigada! Passa sempre que quiseres!Beijinhos!

      Eliminar