domingo, 19 de julho de 2015

Carbonara da Joana - a receita da Mamma

A minha querida amiga Joana Vasconcelos faz a melhor, a única, a Verdadeira Carbonara italiana!

Além de ser uma sumidade no mundo do Direito do Trabalho, a Joana (Vasconcelos!) também é uma cozinheira exímia com quem partilho as minhas receitas culinárias e, acima de tudo, com quem tenho aprendido imenso!

A Joana V. disse para a JAN: "Não coloque sal, azeite, alho ou ervas aromáticas! Só cebola, muita cebola, bacon e um toque de natas! Uma massa de boa qualidade e já está!"

A receita é da Mamma de um amigo Italiano e, por isso, nem me atrevo a alterar um ponto que seja!

ESTA É A RECEITA: a original, a verdadeira e única receita de Carbornara.

Esqueçam tudo o que leram e aprenderam sobre carbonara: nada de sal, alho, azeite, ovos, queijo e afins! Tudo o que colocarem extra receita só vai estragar!

Para si Joana, o meu muito obrigada pela sua receita!

A partir de agora, será o spaghetti alla carbonara cá de casa: Porque carbonara há só uma: a da Joana e mais nenhuma!

Um prato super fácil e rápido de fazer com uma mistura de sabores absolutamente divinal!

Mães/mulheres do mundo moderno: para quem anda no "corre-corre" do dia-a-dia, com mil e uma tarefas para fazer e mil e uma coisas para organizar, este prato tem ainda outra vantagem!

O molho pode ser congelado e utilizado mais tarde!

Imaginem um daqueles dias em que temos alguém para jantar, sem contar, pouco mais que 10 minutos para preparar a refeição... em SOS, recorrem ao molho já preparado - guardado religiosamente no vosso congelador - e em 8 minutos preparam o esparguete! Surpreendem os convidados com um prato divinal demonstrando que são umas magníficas e prendadas donas de casa  e, ao mesmo tempo, executivas de TOP ;)

Ingredientes
300 g de esparguete
sal q.b. (apenas para a massa)
2 cebolas grandes
250 g de bacon
100 ml de natas

Colocar uma panela em água e levar a ferver.

Adicionar o sal e a massa e deixar cozinhar durante o tempo indicado na embalagem (para cozinhar devidamente a massa, ver as dicas aqui).

Cortar a cebola grosseiramente e colocar na WOK.

Amaciar a cebola, em lume brando, e deixar cozinhar durante 4-5 minutos ou até começar a amolecer e a caramelizar.

Adicionar o bacon e deixar cozinhar, sempre em lume brando, durante breves minutos.

Por fim, adicionar as natas e envolver tudo delicadamente.

Adicionar o molho à massa previamente cozinhada.

Servir de imediato acompanhando com um bom vinho branco fresco.


6 comentários :

  1. Joana Andrade Nunes, agradeço, desvanecida, as suas boas palavaras e a sua enorme simpatia, mas tenho de endossar a parte não jurídica - e, por isso verdadeiramente substancial - das mesmas ao Jorge Buescu! É dele a receita e o tão sábio quanto precioso know-how que lhe transmiti, é dele o amigo cuja Mamma tem lugar para sempre cativo nas nossas orações, é, em suma, por causa dele que, cá por estas bandas, a fantástica Carbonara é conhecida como Carbonara do Tio Jorge ...
    Um beijinho
    Joana Vasconcelos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Os meus amigos são teus amigos também": por isso, na prática, é como se tivesse sido a Joana a transmitir tão precioso know-how! Mas peço-lhe que agradeça, do fundo do coração, ao Tio Jorge por ter partilhado a receita da Carbonara! Quero mais partilha de receitas! O saber tem de circular, para o bem da academia! Um beijinho, JAN

      Eliminar
  2. Boa tarde! Poderia-me dizer o que é uma "Wok"?? A cebola é cortada as rodelas ou como se fosse para um arroz seco??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Ana Pinto, a WOK é um utensílio de cozinha que nos permite cozinhar praticamente sem qualquer gordura. É muito utilizado na cozinha oriental para legumes e vegetais. A que eu tenho é esta, da Silampos (http://www.silampos.pt/catalogo/detalhes_produto.php?bt=A&cat=426&tp=84C&id=10131) mas há de diversas marcas. Se não tiver, pode utilizar uma frigideira antiaderente ou mesmo uma panela para alourar a cebola. Eu cortei a cebola às rodelas "grandes" mas finas; contudo, pode cortar da maneira como gostar mais aí em casa!

      Eliminar
    2. Obrigada pelo esclarecimento!! É necessário colocar alguma quantidade de azeite ou óleo na cebola??

      Eliminar
    3. Se utilizar uma WOK/ frigideira antiaderente de muito boa qualidade não é necessário. Contudo, por "cautela", pode adicionar um fio de azeite para que a cebola não fique queimada e estar sempre atenta enquanto esta amacia.

      Eliminar