sábado, 4 de abril de 2015

A Papa da Mamã: as mudanças na alimentação dos bebés a partir dos 6 meses e a papa mais famosa dos bebés "Papa de laranja, banana e bolacha maria"

Os 6 meses do bebé são também um marco ao nível da sua alimentação.

Depois da introdução dos sólidos aos 3 meses e 3 semanas  - primeiro a sopa (ver aqui) e, uns dias mais tarde, a papa sem glúten - a alimentação do FM é, agora, mais rica e variada.

A consulta dos 6 meses é "portadora" das seguintes novidades na alimentação do bebé:

1. Duas refeições principais de sopa.

Se, até então, o FM comia sopa 1 vez por dia (almoço), a partir de agora fará 2 refeições de sopa (almoço e jantar), de preferência com carne. 

A refeição continua a ser complementada com um puré de fruta ou fruta ralada.

2. Introdução de novos frutos.

Até aos 6 meses, a fruta que o bebé deve consumir está circunscrita a maçã, pêra e banana (não obstante ter comido  - e adorado! - papaia e manga sem que nada tivesse acontecido).

A partir de agora, a única fruta "proibida" é o morango e restantes frutos vermelhos devido ao elevado risco alergénico.

A partir de agora, podemos preparar purés e papas de fruta variadíssimas com manga, papaia, maçã, pêra, laranja, kiwis, ameixas, diospiros, banana dando largas à imaginação!

3. Introdução de alimentos com glúten.

A partir dos 6 meses - caso o bebé não apresente nenhuma intolerância ou alergia ao glúten - passam a ser permitidos alimentos com glúten: pão, massa, bolacha maria, papas e farinhas com glúten.

4. Introdução de iogurte natural elaborado com leite de transição.

Aos 6 meses é permitida a introdução do iogurte natural - sem açúcar e elaborado com leite de transição - na alimentação do bebé. 

Devemos ter particular atenção na escolha do iogurte assegurando que oferecemos um iogurte feito com leite de transição. Por isso, é imprescindível ler sempre a descrição de todos os ingredientes dado que a indicação "+ de 6 meses" não garante que o mesmo seja confecionado com leite de transição. 

Tal como nos explicou a querida P., a introdução de iogurtes com leite de vaca não deverá ser feita antes do 1 ano de idade (12 meses) pelo risco de sensibilização às proteínas do leite de vaca.

iogurte oferecido ao bebé simples, com aveia ou com 2 bolachas trituradas.

A querida P. alertou-nos para o facto de não ser aconselhável misturar iogurte com fruta porque esta  impede a absorção do cálcio tão necessário ao desenvolvimento do bebé considerando que "os iogurtes com fruta são um erro na alimentação de todos nós, inclusivamente dos adultos".

Camomila Limão conta, a partir de agora, com uma nova categoria para bebés: "A papa da mamã" dedicada aos lanches dos bebés a partir dos 6 meses.

Como não podia deixar de aproveitar o apogeu das minhas laranjeiras, a primeira receita d' "A Papa da mamã" é, arrisco a dizer, "A Papa mais conhecida de todas as mães": papa de laranja, banana e bolacha maria. Quem é que ainda se lembra da mãe a preparar esta deliciosa papa com ajuda de um garfo?

Ingredientes
1 laranja média
1 banana média 
2 bolachas maria

Com ajuda de um espremedor de citrinos, retirar o sumo da laranja.

Num prato, misturar o sumo de laranja, a banana e as bolachas maria partidas em pequenos pedaços.

Com ajuda de um garfo, desfazer os pedaços de banana e de bolacha e servir.

Dica: os bebés mais pequeninos podem engasgar-se com algum pedaço mais saliente de fruta ou bolacha.

Podem colocar todos os ingredientes no copo triturador e triturar.

Contudo, assim que o bebé vai crescendo, devemos servir a papa/sopa com textura, sem estar completamente triturada, para que o bebé se ambiente a texturas diferentes.





Sem comentários :

Enviar um comentário