segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Abacate recheado e as dicas para cozer - e descascar - ovos na perfeição

Há dias em que o tempo e a disposição para preparar um jantar saudável e cheio de pinta é praticamente nula. Assim, receitas de fácil e rápida execução são sempre ótimas aliadas nestas alturas.

Esta pasta de abacate é um exemplo de que é possível preparar, em menos de 13 minutos, uma refeição saudável e cheia de sabor! Pode ser servida como refeição mais leve ou como entrada.

Se ainda não tiveram oportunidade de experimentar microvegetais, não deixem de visitar o site da  Life in a Bag: mais um projeto 100% português, 100% "verde" e cheio de qualidade que permite que seja possível ter uma hortinha dentro de casa cultivando os nossos próprios vegetais e ervas aromáticas biológicos.

Aproveito também para deixar umas dicas “preciosas” que nos permitem cozer e descascar ovos na perfeição!

Para cozer ovos na perfeição só precisamos de seguir os seguintes passos:

1. O ovo tem de estar à temperatura ambiente. Se guardarem os ovos no frigorífico, devem retirar os ovos do frigorífico meia hora antes da utilização;

2. Colocar o ovo num tacho e cobrir com água fria de modo a que o ovo fique cerca de 2 cm abaixo da superfície;

3. Levar ao lume e, assim que a água levantar fervura, deixar cozer, em lume baixo, durante 12 minutos.

Para descascar o ovo rapidamente, basta colocar o ovo numa taça com água gelada, durante breves segundos, e a casca sairá sem dificuldade.

Se utilizarem ovos bem frescos, podem adicionar uma colher de café de bicarbonato de sódio aquando da cozedura para ajudar a descascar.

Ingredientes
1 ovo
1 abacate bem maduro
1 limão pequeno
4 delícias do mar
1 iogurte natural sem açúcar
sal q.b.
pimenta rosa q.b.
microvegetais de mostarda Life in Bag q.b.
azeite q.b.

Colocar o ovo num tacho e cobrir com água fria. 

Levar a lume alto até ferver e deixar cozinhar, em lume baixo, durante 12 minutos.

Retirar do lume, passar o ovo por água fria e descascar.

Cortar o abacate ao meio e retirar o caroço.

Com ajuda de uma colher, retirar a polpa do abacate e colocar numa taça.

Adicionar o sumo do limão, o ovo cozido, as delícias do mar e o iogurte natural.

Com ajuda de um garfo, “esmagar” todos os ingredientes até obter uma basta homogénea mas com textura.

Temperar com sal e pimenta rosa moída na hora.

Dividir a pasta de abacate pelas duas metades do abacate.

Antes de servir, terminar com microvegetais de mostarda e temperar com um fio de azeite e grãos de pimenta rosa a gosto.






3 comentários :

  1. Que bom aspecto. A respeito do abacate é um fruto que nunca tinha consumido e comprei mesmo porque a pediatra disse que já podia introduzir na alimentação do meu filho, o que e certo é que não gostei nada do sabor dele, mas certamente não escolhi bem, não sei. Só sei que não consegui dar ao meu filho porque amargava um pouco, é normal??

    bjinhos
    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tânia, o abacate para estar pronto a consumir tem de estar bem maduro. Como pode ver pela imagem, a casca do abacate está "preta - e não verde" o que significa que o mesmo já está maduro. O abacate tem um sabor muito característico (uma espécie de manteiga) e costuma ser consumido ao natural temperado apenas com umas gotas de sumo de limão. Se quiser utilizar como sobremesa - para si e para o bebé - pode misturar com um iogurte natural e com um fio de mel quando o bebé tiver 12 meses. Para um prato "salgado" para si e para o bebé - a partir dos 9 meses - pode misturar, como referi, com umas gotas de sumo de limão e fica ótimo! Apesar de ter um sabor característico, não é amargo mas sim "amanteigado" e consistente. Por isso, talvez o seu abacate ainda não estivesse suficientemente maduro! JAN

    ResponderEliminar
  3. Agradeço a sua resposta. Não devia estar maduro, mas quando comprei na embalagem dizia pronto a comer :) Tenho ver se experimento mais uma vez. Mais uma vez obrigada!!!:)

    Bjinhos

    ResponderEliminar